Artrose na Coluna Vertebral


Artrose na coluna é a degeneração progressiva das articulações vertebrais, onde a cartilagem sofre erosão e ocorrem alterações nas partes ósseas com formação de osteófitos (bicos de papagaio). A cartilagem é um tecido que recobre as estruturas ósseas presentes nas articulações e tem por finalidade evitar o atrito de um osso com o outro e absorver os impactos sofridos pelo corpo.

A grande maioria das pessoas acima dos 60 anos de idade apresenta algum sinal de artrose pela coluna. Tal patologia é resultante das sobrecargas em que a coluna é submetida ao longo da vida. Esse desgaste articular pode ocorrer por toda coluna ou apenas em uma região específica (lombar, dorsal ou cervical). Quando os músculos da coluna são submetidos a fortes tensões repetitivas, essas tensões são transferidas para as articulações das vértebras e consequentemente começa a ser desenvolvido o crescimento de osteófitos (bicos de papagaio). Por isso, é de extrema importância que o ser humano pratique atividades físicas onde os músculos sejam fortalecidos, deixando a coluna mais protegida e apta para as atividades do dia a dia que exijam esforço físico. As atividades mais recomendadas para tal fortalecimento são o pilates e a musculação, porém, é de extrema importância que essas atividades sejam acompanhadas por profissionais capacitados, pois exercícios realizados erroneamente podem prejudicar ao invés de ajudar.

Principais sintomas da artrose na coluna vertebral:

• Dor na coluna que intensifica com o movimento

• Restrição de movimento na coluna

• Dor irradiada da coluna para os braços ou pernas

• Sensação de formigamento nos braços ou nas pernas

O mais importante no tratamento para a artrose é melhorar a biomecânica da coluna a flexibilidade e a força das estruturas envolvidas pela patologia. Para isso é importante procurar um Fisioterapeuta Especialista em Coluna, para que a partir de uma avaliação minuciosa e técnicas específicas, a articulação afetada volte a ter mobilidade e em seguida os músculos que estabilizam as vértebras sejam fortalecidos de maneira correta e eficaz.

Por Danilo Soares